Como decidir entre duas oportunidades de emprego

Ter duas ofertas de emprego em jogo, pode parecer um sonho, e pode resultar em uma decisão difícil. Existem alguns pontos cruciais a serem considerados se você estiver com dificuldades para decidir.

Mas como escolher entre as duas ofertas? É bastante tentador optar pela que ofereça a melhor recompensa salarial, mas existem outros fatores que devem ser considerados.

Se você está com essa dúvida, e se encaixa nesse perfil ‘sortudo’ e se encontra dividido entre duas oportunidades profissionais atraentes siga os nove passos abaixo para facilitar a sua decisão, optando pela chance de ouro que possa lhe trazer mais evolução e sucesso profissional.

1- Analise a saúde da corporação

Saiba se a empresa está em ascensão ou queda, isso é fundamental para aceitar uma oportunidade, e faz toda a diferença quando a situação pedir pela decisão entre duas oportunidades.

2- Estude bem as suas funções no novo emprego

Aceite a oportunidade que lhe trouxer maior prazer e satisfação ao ser realizada. Busque saber sobre o quanto e quais suas chances de evoluir na corporação antes de aceitar a proposta.

3-Conheça seu provável chefe e analise a interação entre vocês

A sintonia e a sinergia entre chefe e subordinado deve ser saudável, já que pode decidir o ambiente do trabalho, seus níveis de atuação e sucesso a longo prazo.

4- Pesquise sobre a imagem da empresa no mercado

Estude a imagem da organização no mercado, veja se vale a pena atrelar o seu currículo à ela.

5- Leve a oferta do salário em consideração

Embora possa ser um ponto importante, não pode ser sempre a remuneração um fator decisivo.

6 Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Considere o que será cobrado de você em termos de carga horária e se isso afetara a sua vida pessoal. Você será sempre cobrado para trabalhar além do horário estipulado? E caso tenha muitos sacrifícios a serem feitos, pense se vai valer a pena, e como isso irá afetar sua vida como um todo.

7- Busque dados sobre o clima organizacional                                                    

Pesquise sobre o clima do ambiente de trabalho, isso faz toda a diferença nas suas chances de crescimento e em sua atuação

8- Verifique o nível e a frequência de desafios que terá de enfrentar           

Escolha oportunidades que lhe traga desafios além do conhecimento e capacitação, para lhe possibilitar crescer e implementar seus conhecimentos em qualquer novo emprego.

9- Confie na sua intuição                                                                                                                   

Se você pesquisou as empresas e as oportunidades específicas oferecidas, você deve estar bem preparado para tomar uma decisão sensata e informada sobre qual oferta você deve aceitar.                                                                       

Portanto saiba que ao assumir um novo projeto, você nunca é isento de riscos, mesmo depois de muitas análises que você tenha feito. Então confie em sua intuição. Não se apresse para tomar a decisão. Uma empresa na qual vale a pena trabalhar saberá que o processo de mudança de emprego é muito importante e lhe dará tempo para considerar as opções, para você tomar a melhor decisão.