As Macrotendências das profissões do futuro

Quando se fala em profissões do futuro, é impossível não pensar em grandes setores da economia que geram muitos empregos.

A partir de uma análise das macrotendências que circulam pelo mundo, conclui-se que osperfis serão principalmente tecnológicos. Por isso é essencial entender tais alterações, pois é assim que as organizações estão se transformando.

Para acompanhar toda essa evolução, é necessário estar inquieto e aguçar a curiosidade. Saiba que a realidade futura trará diversos ciclos automatizados, de maneira que alguns ofícios têm mais risco de extinção do que outras.

E essa transformação é mais rápida e mais amplo no mundo do trabalho de hoje. Não importa se você é contador, operário de fábrica ou músico profissional, a automação está chegando para você também.

Essa perspectiva aponta para inúmeras possibilidades, algumas já criadas, outras em fase de desenvolvimento e outras que ainda irão surgir nos próximos anos.

Veja alguns exemplos de profissões do futuro que estão chegando com força total. Você já tinha parado para pensar sobre estas novas oportunidades de carreira?

Cientista de dados / Especialista em Big Data

Tem a função de analisar, gerenciar e explorar dados. E um profissional ainda muito raro no mercado.

Como a tecnologia permite manipular uma enorme quantidade de elementos, eles devem ser analisados para que as empresas gerenciem melhor as informações.

É uma função que as empresas levaram em conta para otimizar seus recursos e alcançar seus objetivos. O especialista em Big Data extrai informações para usa-las ao serviço das diferentes estratégias da companhia.

Advogado de crimes cibernéticos

Como a nossa legislação não é capaz de se adaptar ao ritmo das mudanças no mundo digital.

 E com o crescimento das ameaças como vírus e golpes na rede, ter um profissional formado em direito com capacitação na área digital poderá fazer a diferença.

Por isso os advogados precisam se adaptar, é uma grande oportunidade de explorar conteúdos relacionados à privacidade e proteção de dados.

Designer de UI / UX

O Design da interface do usuário (UI) é responsável pelo relacionamento entre usuário e a máquina, ele é encarregado pela concepção geral da interface, pela otimização e fluência da navegação.

Por esse motivo é necessário conhecimento sobre os gostos do público para atrair e atender às suas necessidades. O Design de experiência do usuário (UX) tem a função de projetar a narrativa de uma maneira que atenda às expectativas do usuário.

Portanto, o profissional deve estar alinhado com os diferentes departamentos focados no cliente, como marketing e vendas, para que ele tenha acesso fácil ao site e o atendimento aos objetivos da empresa.

Growth hacker

Growth hacking é o marketing orientado a experimentos. É a   realidade de muitas empresas hoje, essa faceta da propaganda promove grandes resultados quando a pessoa que o desenvolve tem imaginação.

Entre as suas tarefas principais estão a otimização de mecanismos de busca (SEO), a automação de processos de marketing (SEA), o marketing de mecanismos de busca (SEM), bem como a otimização em redes sociais (SMO).

É uma excelente oportunidade, pois ela é uma das profissões do futuro que ajudará as empresas a serem mais visíveis nas mídias digitais.